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Emagrecendo

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04-11-2011

Treinamento funcional: Queima calorias e emagrece...

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...mais rápido do que se imaginava. Confira os benefícios e mude já!

 

Três pequenos cones são colocados ao redor do aluno, que precisa fazer uma sequência de movimentos específicos para tocá-los. Pouco depois, um elástico assume o papel principal na atividade e obriga uma combinação de força e equilíbrio para cumprir a tarefa.

A aula de ginástica não é baseada em movimentos repetidos e exaustivos, mais parece uma gincana repleta de tarefas. 

Esse é o core 360º, uma modalidade baseada em treinamentos funcionais que consegue a façanha de queimar até 700 calorias por hora de prática.

O gasto calórico é semelhante ao das melhores e mais puxadas aulas de ginástica, daquelas em que o instrutor grita freneticamente ao microfone, no palco de uma sala repleta de espelhos. 

O core, no entanto, tem outra proposta.

Parte do treinamento core busca trabalhar a inteligência do corpo. “São exercícios que exigem vários grupos musculares ao mesmo tempo”, conta a treinadora Grazziela Hayafuji. Essa ação conjunta deu origem ao nome Core 360º.

É o treino do corpo todo a partir de seu centro, o que dá uma noção maior da possibilidade de movimento da pessoa.

Na musculação, por exemplo, os exercícios são muito focados na força. Eles dão mais massa muscular, porém têm menos efeito sobre a coordenação motora. O ideal é combinar as duas atividades físicas, mas se o foco for apenas o core, os resultados também podem ser bem interessantes.

O movimento conjunto de vários músculos eleva o gasto calórico sem que o aluno perceba. Assim, ele queima calorias e emagrece mais rápido do que imaginava.

O próprio envolvimento com a atividade tira a atenção do desgaste físico. Existem tarefas, por exemplo, que começam a ser feitas com as duas pernas, depois precisam ser realizadas com apenas uma e, por fim, com os olhos fechados. Isso obriga a pessoa a sentir melhor seus movimentos, ganhando mais inteligência corporal. Todo esse foco na percepção do próprio corpo faz com que o aluno melhore a postura.

As aulas duram de 30 minutos a uma hora. E são feitas de duas a quatro aulas por semana, geralmente.

A combinação com exercícios de musculação também é bastante citada pelos treinadores. Ela pode ser realizada com substituições. O aluno treina pernas e abdome na musculação, mas passa a deixar o treino de abdome para o core. Assim ele pode ampliar os efeitos e agrupar mais grupos musculares no exercício.

Fonte: educacaofisica.com.br

 

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